terça-feira, 27 de setembro de 2011

Clafoutis de Figo

Sou uma apaixonada pela leitura, devoro livro atrás de livro e perco muitas horas do meu sono para me deliciar com um bom romance, num destes romances magníficos que já li, a personagem principal era chef de cozinha e falava apaixonadamente do magnífico Clafoutis, ela dizia que esta sobremesa se deve servir ainda morna pois assim dá-se a explosão das frutas!
Bem atordoada pela descrição do Clafoutis, peguei nuns figos que tinha trazido de casa da minha sogra e pronto, saiu um magnífico doce de figos que me soube muito bem!


Ingredientes:
Figos suficientes para cobrir a travessa
3 ovos
200ml de natas
200ml de leite
100g de farinha
120g de açúcar
1 c. sopa de açúcar baunilhado
1 c. sopa de rum (usei Vodka)
1 pitada de sal

Preparação:
Lavar e secar as ameixas. Cortá-las ao meio e retirar o caroço. Dispor as mesmas num prato refractário, de barriga para baixo, de forma a cobrir o fundo do prato.
Numa tigela, bater os ovos com o açúcar. Juntar a farinha, as natas, o leite,o sal e o rum e mexer bem até ficar homogéneo.
Deitar o creme por cima das ameixas com cuidado para estas não se virarem.
Levar ao forno pré-aquecido, a 180ºC, durante cerca de 45 a 50 minutos.
Servir bem frio e polvilhar com açúcar em pó, de preferência baunilhado.

3 comentários:

  1. Cidália, tal como tu também adoro ler.... :) E depois amo figos, portante isto parece-me tãoooo bem! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz clafoutis mas tenho de experimentar. Quanto aos livros também gosto bastante e quando se mistura um bom romance com culinária... É a perfeição!!! Por isso é que gosto da Joanne Harris e da Nicky Pellegrino. Agora falaram-me no Anthony Capella cujos livros também têm sempre um fundo gastronómico... Tenho de ler!!!! Este teu era de quem?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Cidália, que linda e deliciosa esta tua sugestão!! Eu nunca fiz clafoutis mas cada vez que vejo uma imagem como esta fico cada vez mais tentada... com figos é novidade, fizeste muito bem! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar